Hoje nós vamos falar sobre voz de cabeça.

Pra começar, o que seria essa tal voz de cabeça? Eu sempre penso na voz como um todo e de acordo com as mudanças musculares mudamos os registros. Esse nome “Voz de cabeça” vem de um tempo em que nós não conseguíamos ver dentro do nosso aparelho fonatório, ou seja, a gente não conseguia ver as pregas vocais e a laringe funcionando como hoje, e tudo o que tínhamos eram as sensações. Sentíamos a voz “subir” e com isso achávamos que o som vinha para a cabeça, mas essa sensação não é a mesma para todas as pessoas, nem todo mundo sente a voz na cabeça, então o que importa nesse caso é o tipo de som que sai da sua boca e não onde você sente esse som, já que o que eu sinto pode ser diferente do que você sente. Por isso o nome voz de cabeça não é o meu preferido, na verdade penso em uma voz com menos metal e que não vaza ar e assim consigo pensar na tal “voz de cabeça”

Então, não importa se você é homem ou mulher ou criança, importa é que você faça esse som sem muita pressão e muito metal na voz.

E como acessar esse som? Como ter esse som pronto?

Não existe formula magica para conseguir acessar diferentes sons na sua voz, a formula é treino, e mais treino, é a única forma de conseguir ter esses lugares prontos para que você consiga ter essa sonoridade rápida e pronta dentro de você.

Então vamos exercitar:

Vamos primeiro entender que a voz de cabeça tem uma sensação diferente dentro da gente, e reafirmo, cada um sente de um jeito.

“Oi” (firme) – “Oi” (suave – cabeça) [ASSISTA EXEMPLO NO VÍDEO]

Sente que é diferente?

O que está acontecendo dentro de você é que sua prega vocal tem menos contato, menos “massa muscular” quando você faz esse som OI (suave) [ASSISTA EXEMPLO NO VÍDEO]

Se você não conseguir acessar esse som tão facilmente não desista, é só uma questão de treinamento, porque talvez você esteja acostumado a cantar muito firme, ou muito forte o tempo todo, mas não porque é impossível pra você.

Então vamos trabalhar esse som na sua extensão:

 

V 8” [ASSISTA EXEMPLO NO VÍDEO]

U 51” [ASSISTA EXEMPLO NO VÍDEO]

UUuu 131 [ASSISTA EXEMPLO NO VÍDEO]

 

Eu não faço diferenciação das vozes masculinas e femininas para esse exercício, mas não ultrapasse os seus limites das primeiras vezes que você praticar, faça somente até onde for confortável pra você.  Tente fazer sem muito esforço, quando sentir que está muito tenso pare e exercite para conseguir fazer sem tensão.

Conta pra mim nos comentários se você está conseguindo fazer!!

É isso pessoal!

 

Assista ao vídeo abaixo: