Olá, eu sou a Daniela Alvis do Pra Cantar e hoje nós vamos falar sobre como melhorar a projeção da sua voz.

É importante perceber a diferença entre projetar melhor a voz e cantar com muito volume, quase gritando são coisas diferentes.

Existe uma cultura de vozes potentes e com muito volume é que são boas vozes, e isso vem de uma época em que não tínhamos microfones e também quando os equipamentos de som não eram tão bons como hoje. Mas hoje com todos os estudos e com toda a vivencia que já temos percebemos que o volume é inimigo da voz, vozes que trabalham com muita pressão, muito volume tem vida útil mais curta, vide a quantidade de cantores que perdem a voz depois de um tempo, quando são cantores “berrões”.

Existe uma diferença entre cantores com boa projeção e cantores que gritam. O grito traz cansaço para a voz e para o corpo, já que a gente acaba gastando mais energia do que se necessita.

Para uma boa projeção você precisa trabalhar a musculatura de prega vocal em si, a musculatura da prega vocal tem que esteja fortalecida  em qualquer esquema vocal que você queira cantar, e o condicionamento vocal também precisa estar em dia, é importante que a prega vocal esteja com mais massa muscular para trabalhar essa região de projeção, além disso também é importante trabalhar os pontos de ressonância.

Você pode falar Hey [ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]

Você pode gritar Hey [ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO] mas aí nesse caso você vai se desgastar muito e pode até se machucar.

A sua voz pode ser projetada, mas não precisa ser gritada, nem precisa ser forte.

Existem pontos de colocação do som dentro da boca que ajuda bastante na projeção, se você não sabe o que é ressonância você pode conferir esse vídeo aqui no link.

Você não vai deixar a sua voz pesada, é como se ela não estivesse naquela região dita de peito, ela fica um pouco mais leve para a execução, mas continua com a sonoridade firme e projetada.

Uma das coisas que acho importante falar também nesse vídeo é sobre o apoio respiratório que tem que estar em dia para trabalhar a projeção da voz, (se você não sabe o que é e como fazer o apoio respiratório clica no link e corre no vídeo aqui do canal pra aprender agora) como  a pressão de ar é inimiga do cantor, quando a gente trabalha a projeção em alguns momentos pode acontecer de perder um pouco o apoio e  eu descobri um auxiliar incrível que é o strapvoicer, ela é uma cinta que você coloca aqui na região das costelas, do gradil costal, e coloca bem justa, pra que?? Pra trabalhar o apoio, ela vai fazer você ficar com os intercostais bem fortes, no começo você acha que está pior mas com o trabalho dela você fica bem mais forte, é um peso que a gente coloca no músculo e com isso você fortalece esse músculo e ele fica pronto para ação quando você for cantar. A gente pode até fazer um exercício aqui pra você entender melhor como funciona:

OOooiii um pouco mais longo, [ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]lembrando que você não vai deixar o gradil costal cair.

Pra você entender também essa diferença entre projeção e volume eu trouxe pra te mostrar o Audiovoicer pra mostrar que você pode projetar a voz sem precisar gritar.

O Audiovoicer inclusive tem várias conchas diferentes para cada caso, se você gosta mais das  frequências agudas, ou graves, ou médias, tudo isso com as conchas do audiovoicer você pode avaliar, além disso, elas dão uma diferença de volume entre uma e outra, é bem interessante e vale a pena conferir, eu vou colocar o link do site aqui pra você conhecer mais tanto o Audiovoicer quanto o Strapvoicer que são produtos que vem pra nos auxiliar no nosso canto.

Bom, voltamos ao Audiovoicer, você coloca o Audiovoicer e tenta cantar com a voz projetada EXEMPLO, e ele vai te impedir de gritar, porque o retorno é bem alto, então você treina a sua voz para conseguir uma sonoridade projetada e o Audiovoicer te impede de gritar.

Se você treina com o Audiovoicer e perde aquela firmeza na prega vocal que eu te falei no começo do vídeo que é necessária para a projeção, aí você pode abaixar um pouco a concha até você acostumar com a sonoridade, mas você pode fazer um treino assim:

OOoiii [ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO] (FIRME MAS NÃO GRITADO)

Não é muito bacana?!!!

Então é isso pessoal, espero que você tenha entendido que projeção e volume são coisas diferentes e que hoje em dia temos muitas ferramentas para nos ajudar!

Confere o Audiovoicer e o Strapvoicer lá no site que tá na descrição!

Até mais pessoal!