Hoje vou dar dicas pra você entender ou perceber se você canta bem ou não.

A primeira dica é grave você cantando, faça vídeos, grave áudios no celular mesmo, mas faça alguma coisa pra que você ouça mais a sua voz, ou para que você entenda melhor como é a sua voz “de fora” de você. Eu já falei aqui em outros vídeos que nós não temos uma referencia correta da nossa própria voz, já que temos a condução óssea que pode nos confundir quanto à sonoridade que nós ouvimos da nossa própria voz, por isso a gravação é tão importante, o estudo fica muito mais eficiente quando nos gravamos.

Para os meus alunos online eu sempre peço para gravarem vídeos e que me enviem, e é preciso perder o medo de gravar e passar por cima dos próprios preconceitos para poder fazer isso.

Ah e se você está gostando dessa dica se inscreve no canal e compartilha esse vídeo.

A segunda dica é, depois de ter gravado o vídeo você vai observar e se possível conferir junto a um instrumento a sua afinação. A maioria das pessoas tem problemas de afinação, e na maioria das vezes nem sabe que tem esse problema, tem alunos que chegam pra mim e falam “ah minha voz não é boa!” mas não entendem que o problema não é a voz, e sim a afinação que não está boa. E o que é a afinação não estar boa, é você estar cantando fora da melodia da música, fora da tonalidade. Então, busque melhorar a sua afinação pra fazer o seu canto ser cada vez melhor.

A terceira dica para saber se você canta bem é, descubra se você explora todas as possibilidades da sua voz, descubra se você não está limitando o seu canto a ser somente de um jeito. É necessário entender que pra cantar bem você precisa cantar grave nas horas em que a música pede, e cantar agudo também, tudo isso claro respeitando a sua tonalidade, mas também ouse um pouco mais, não fique somente onde é “confortável” pra você, se não existe a possibilidade de ousar na música estude para que você não fique com a extensão limitada. “Ah Daniela mas eu não alcanço” exercite a sua voz que você vai alcançar, eu te garanto, se você fizer da maneira correta você vai alcançar. Aqui no canal eu tenho vários vídeos ensinando a cantar mais agudo. Clica no link e faz lá os exercícios, mas tem que fazer todo dia, não é uma vez e vai achar que vai dar certo porque não vai não.

 

A quarta e ultima dica é que você pense no ritmo das palavras, articule bem para que as pessoas entendam o que você está falando, mostre o quanto é importante o texto do que você está falando, mas cuide para que o texto não atrapalhe o seu som, dessa forma você precisa controlar a pressão dentro da sua boca, para que as notas não fiquem quebradas à medida que você articula, isso é falta de controle da pressão dentro da sua boca. Então você deve pensar em quais palavras a sua voz está quebrando, talvez elas estejam quebrando assim porque você está colocando força demais e algumas consoantes podem atrapalhar esse fluxo continuo de som.

Observe bem, estude com cuidado, sílaba por sílaba, nota por nota.

 

Então é isso pessoal!

 

Assista ao vídeo abaixo: