Hoje nós vamos fazer exercícios para trabalhar o apoio respiratório, ou seja, o apoio para ajudar o seu canto a ser melhor.

O apoio respiratório é fundamental para uma boa emissão vocal.

Então vamos aprender a fazer o movimento de abertura e expansão do gradil costal.

[ASSISTA O EXERCÍCIO NO VÍDEO]

Observar em não subir o ombro, não tencionar o pescoço e pra isso você dever fazer na frente de um espelho.

Esse exercício é pra entender o movimento e é importante entender esse movimento, treine até que isso se torne natural porque ele é a base do apoio respiratório.

Lembrando que, ao abrir o gradil costal o diafragma desce e ao fechar o gradil costal o diafragma sobe, você pode conferir esses movimentos no link acima (link do vídeo Como a respiração acontece dentro de você)

No segundo exercício, só se você já estiver conseguindo fazer esse exercício com facilidade:

Inspirar e segurar por 10 segundos o ar dentro de você.

[ASSISTA O EXERCÍCIO NO VÍDEO]

Por que precisamos fazer esse exercício? Porque ao segurar o ar dentro de você, os intercostais que forçam o fechamento do gradil costal, precisam se fortalecer para que você tenha o domínio de não fechar, eles precisam ser fortalecidos para que o diafragma não volte para sua posição inicial logo no inicio da fonação.

Porque o apoio respiratório é você conseguir manter o gradil costal aberto pelo máximo de tempo possível, aqui no canal tem outros vídeos falando sobre esse assunto e você pode conferir no link.

Quando você está cantando uma música esse tempo de abertura do gradil costal é uma frase da música, então você canta a frase e ao terminar a frase você logo inspira novamente, abrindo o gradil costal, para começar a próxima frase, só que isso é muito rápido e você tem que estar com a musculatura bem forte.

Então vamos para o exercício: Inspira e segura por 10” o ar dentro de você.

[ASSISTA O EXERCÍCIO NO VÍDEO]

E não deixa o gradil costal cair.

 

Terceiro exercício: Inspirar, segurar por 10” e soltar em S por 10” para aprender a soltar o ar devagar.

[ASSISTA O EXERCÍCIO NO VÍDEO]

Esse exercício ajuda a entender como dosar e equilibrar a saída de ar.

Você pode aumentar esse tempo caso 10” esteja pouco você vai aumentando gradativamente esse tempo e quanto mais você fizer melhor

Esse ultimo exercício você pode variar com Z ou mesmo com A ou outra vogal que for da sua preferencia.

Esses exercícios devem ser feitos gradativamente, não são para serem feitos todos de uma vez, porque eles tem níveis de dificuldade diferentes e é necessário que o corpo tenha um tempo de adaptação. Uma semana para cada exercício é um bom tempo, mas deve ser feito várias vezes por dia, porque é um tempo muito curto, e essa musculatura deve ser exercitada sempre, é pra vida esse movimento!

Esses e outros exercícios estão no meu curso que eu vou deixar a descrição aqui em baixo.

É isso pessoal, eu espero que você tenha gostado, e se você gostou de o seu like e se inscreva no canal!

Até mais!