Olá, eu sou a Daniela Alvis do Pra Cantar e hoje nós vamos falar sobre a melhor postura para cantar.

Vamos pensar que nós somos o nosso instrumento, o nosso corpo é o nosso instrumento e isso quer dizer que uma boa postura pode influenciar sim no nosso som e na nossa emissão.

Está bom, tudo bem, mas você não tem que cantar como aqueles cantores duros e que nem se movimentam, isso realmente não existe mais no mundo pop e não tem necessidade, eu mesma tenho vários alunos que cantam movimentando todo o corpo e que cantam super bem, tem uma excelente emissão vocal, conseguem manter uma excelente qualidade da voz.

A postura ajuda na emissão vocal porque ajuda na organização e execução do apoio e se você ainda não sabe fazer o apoio respiratório para o canto clica aqui nesse link e vem treinar comigo.

Mas vamos pensar...  se você organiza e executa bem o seu apoio você faz isso melhor quando tem uma boa postura. Procure então pensar que essa parte de cima, do tronco deve ter um certo equilíbrio com o seu quadril, e aí você me pergunta: “Mas eu preciso estar em pé?” Não necessariamente, tudo vai depender de como você se sente, se você se sente bem cantando sentado também está tudo certo, mas procure sentar de uma forma que você tenha os pés apoiados ou mesmo que você tenha o seu quadril bem apoiado onde você estiver sentado.

O que eu acho que não é muito bom é quando você está sentando em um lugar que seja muito mole, tipo uma cama, ou uma poltrona em que você recoste muito, isso dificulta a emissão, atrapalha no equilíbrio sonoro e no controle do apoio. Não vai sentar quase deitado e achar que o seu canto, ou mesmo o seu treino vai render tanto.

Evite chegar o seu pescoço para frente ou esticar para o lado para chegar nas notas agudas, [ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO ABAIXO] isso faz sua laringe subir muito o que acaba dificultando ainda mais as coisas pra você, já que atrapalha a técnica. O queixo também é importante que se movimente para trás e não para frente como muita gente faz por aí.

Vá pra frente do espelho e olhe você cantando, observe os detalhes, veja se seus ombros entram quando você canta, o ideal é que eles não subam e nem se fechem. Segure seu queixo com a mão pra treinar as notas agudas, você vai perceber que elas ficam bem mais fáceis e bonitas quando você faz isso.

O “ideal” de postura seria em pé, com as costas retas de forma que não fique corcunda, com os quadris encaixados, mas isso nem sempre é possível, mas pense em cantar de uma forma que o som saia fácil sem você precisar se espremer todo.

No mais, na minha opinião pode tudo... Pode cantar sentado, mas também pode cantar em pé, pulando e batendo cabelo, como você achar melhor, desde que você treine pra isso e consiga fazer de forma que a sua voz saia fácil e equilibrada.

Então é isso pessoal,

Até mais!!

 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM TODOS OS EXEMPLOS DO TEXTO: