Eu percebo que existem vários assuntos importantes quando falamos sobre como cantar bem, por exemplo, ter uma boa emissão vocal, saber respirar e apoiar corretamente, mas o que chama atenção quando dou aula para alunos presenciais e que sinto que faz toda diferença na hora de cantar é quando começamos a usar técnicas estilísticas, ou melhor, maneiras de se cantar direcionada para cada estilo.
Tentando usar uma linguagem mais simples, eu gosto de falar que usar a voz direcionando o jeito de se cantar para o estilo da música é um jeito simples de resolver o canto e por consequência a interpretação.
O que vou te ensinar hoje é essa fórmula que uso com meus alunos para aprenderem como usar a voz corretamente para cada estilo musical, o que também é conhecido como “crossover”.
O que acontece é que muitos professores de canto vem da área do canto erudito e é preciso que se faça um paralelo com esse assunto, já que provavelmente você já tenha visto algumas pessoas confundindo as coisas, principalmente quando não tem muita experiência com o canto popular ou canto contemporâneo como gosto de chamar.
O canto lírico possui uma técnica que segue um padrão vocal, em que é necessário que se tenha vários quesitos a se cumprir como, por exemplo, a qualidade vocal que deve ser limpa, estável, uniforme, sem nasalidade, com muito vibrato e grande projeção. Sem falar no principal que é a colocação vocal que é sempre em registro de “cabeça” (exemplificar) e apesar de não ser esse o nome correto é o que a maioria das pessoas entendem. Daí vem também o motivo da classificação vocal (sopranos, tenores etc), porque quando se canta em apenas uma região é mais fácil classificar os cantores para que se tenha, mais uma vez, o padrão desejado. É importante que se diga que o canto lírico trabalha de uma forma fisiológica diferente do canto popular, a pressão subglótica (aquela que dá o volume da voz) é diferente, ajustes laríngeos que são aquelas musculaturas que dão sons diferente à nossa voz é diferente, os esquemas articulatórios também são diferentes.
Pensando nisso temos em contraponto o canto contemporâneo que é amplo, não tem padrão e todo dia surge algo novo, e jeitos novos de se cantar e usar a voz. Não há padronização vocal, todos cantam diferente e isso na verdade é ponto positivo e não negativo. Uma coisa que eu sempre falo com meus alunos é que a nossa voz é como uma guitarra que está ligada em uma pedaleira, a gente liga o pedal e ela faz o som que desejamos, um mesmo cantor pode ter mais de um “jeito” de se cantar, e a extensão pode ser aumentada usando diferentes recursos e registros vocais, tanto para o grave quanto para o agudo. Não tem necessidade de classificação vocal já que não tem padrão de registro quando se canta, e a extensão costuma ser maior do que no canto erudito.
O que eu quero te dizer é aplicação da voz no canto popular é diferente da aplicação no canto lírico.
Nos estilos musicais, a primeira observação que eu tenho a fazer é que quando você se dispõe a cantar um determinado estilo você tem que conhecê-lo. Ouça bastante, diversos cantores diferentes, tente entender o que os cantores fazem, o que são as características vocais daquele estilo.
Essa é uma dificuldade que vejo em muitos cantores. Nós temos uma forma de cantar que é mais natural para nós, um jeito que usamos pra fazer todas as músicas, então quando vamos cantar outros estilos eles ficam parecendo com aquele primeiro estilo que é mais fácil pra nós.
E isso é um erro!!!
Fazendo um paralelo aqui, e analisando por exemplo cantores de mpb, podemos identificar vozes com pouco volume, mais leve, sem muita “pegada”, uma voz arredondada e bem colocada. Aí esse mesmo cantor vai fazer um show de música pop, que precisa de mais tônus vocal, mais pressão, uma voz mais cheia e pesada, então tem que estudar para ter essa voz.
Nesse caso, os cantores de banda baile saem na frente, porque se acostumam a cantar vários estilos diferentes e todos com as características bem definidas.
Eu não quero falar pra você nesse vídeo que você deve imitar os cantores do estilo que está cantando, pelo contrário, quero que você estude e crie um jeito seu de cantar, mas pra conseguir um bom resultado você precisa entender que existem padrões vocais e que não se canta tudo de um jeito só o tempo todo.
Há várias maneiras de se cantar, vamos pensar na voz de maneiras diferentes, quais os sons você pode tirar da sua voz?
Aqui nós vamos trabalhar 3, das infinitas maneiras de usar a voz.
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PARTE 02/03 - Estilos musicais:
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