Pouca gente fala tão profundamente sobre esse assunto quando se quer falar sobre técnica vocal. Até porque, se imagina que isso é algo banal que todo mundo já deve saber.

Eu, com toda minha experiência como cantora, como professora, vejo que isso não é algo comum, não é algo que todo mundo está preocupado, e vejo alguns professores de canto negligenciando isso.

Do que estou falando, da afinação.

Infelizmente várias pessoas que são cantores, que trabalham com isso e mesmo professores de canto, vocal coach, não estão preocupados com esse detalhe tão fundamental para que se tenha um bom canto.

Algumas pessoas vão dizer “É só você trabalhar a técnica que melhora a afinação” isso é em partes verdade, mas não é só isso que resolve. “Ah mas você tem que aprender a respirar primeiro” isso também é em partes verdade, mas sem afinar não adianta nada.

Sem estar afinado você não consegue melhorar seu canto.

E aí você vai me dizer “Ah mas tem os afinadores que você usa na gravação e dá tudo certo” não, não dá tudo certo, se não tiver um mínimo nem o computador ou o programa de gravação não vai conseguir melhorar você.

É claro que nós não somos afinados o tempo todo, em algum momento ou outro nós derrapamos, mas não dá pra passar por cima de um assunto tão sério.

A maioria das pessoas não entendem porque elas estudam e não melhoram... e eu te falo que na maioria dos casos é por causa da afinação.

Por que estou falando nesse assunto agora? Estou falando porque tenho visto muitas lives acontecendo, de gente famosa ou não, e o que tenho visto é que muita gente não está preocupada com isso... e te falo, se tem alguma coisa que você não gosta na sua voz, pode ser que seja sua afinação.

E como melhorar isso?? Eu tenho uma dica que dou no meu curso Pra Cantar, inclusive vou deixar o link aqui embaixo se você quiser conhecer mais sobre o curso eu tenho um módulo só pra trabalhar afinação.

A dica é a seguinte, você vai instalar um app de afinador no seu celular e aí você vai cantar com esse app ligado na sua frente, e vai observar o quanto ele oscila na hora que você canta.

Não é que você vai  mantê-lo na nota certa o tempo todo, porque a nossa voz emite ondas que realmente oscilam, mas você vai tentar manter perto da nota, com o mínimo de diferença possível.

Depois dessa dica sua afinação vai ser outra!

Lembre que pra cantar bem você precisa de uma outra coisa fundamental, paciência.

Curso de Canto Online "Pra Cantar"