Hoje eu vou te dar dicas para você começar a cantar em inglês.

Tem muita gente que me fala que tem vontade de cantar em inglês, mas não canta porque não fala inglês e por isso não consegue pronunciar direito.

Isso é um engano muito grande! Para se cantar em outras línguas não é necessário saber falar ou ser fluente. Basta você entender qual é a sonoridade da língua, como soa as junções silábicas, qual sonoridade tem as vogais etc.

Desde os cantores de ópera até os cantores do mundo pop, todos passam por essa situação de cantar em outras línguas. Na ópera se canta em Italiano, alemão, francês etc e nem sempre os cantores tem essas línguas por nacionalidade. Então como se adquire essa proficiência? Estudando a dicção da língua que você vai cantar.

Hoje em dia, a língua mundial da música é o inglês. O que você precisa observar para cantar em inglês? A dicção da língua, não adianta ler a palavra como se estivesse falando em português, a pronúncia deve ser o mais próximo possível do que se escuta na música.

Então a primeira coisa que você deve fazer é escolher uma música, de preferencia mais fácil e tranquila pra começar a aprender, com poucas frases e que o cantor cante mais lentamente, observe que a música não precisa ser lenta, mas ela precisa ter poucas palavras nas frases para que você consiga articular mais facilmente, ao escolher, dê preferencia a alguma que você já tenha ouvido bastante e que tenha a sonoridade guardada no ouvido.

A que eu escolhi para dar de exemplo é Stand By Me, você pode escolher a música que você quiser.

Então primeiro você vai ouvir a primeira parte da música e esteja com a letra na sua frente para que você já tente acompanhar: colocar o áudio.

When the night has come” essa é a primeira frase da música. Você vai observar no áudio que a palavra "The" se pronuncia como "De", a palavra “Night” se pronuncia como "Nait" e a palavra “Come” se pronuncia “Câme”, lentamente então falamos a frase “When the night has come”.

Você pode escrever a letra da música como você pronuncia, com a sonoridade que você entende, isso também vai te ajudar a cantar corretamente.

Se você tem dificuldade para entender o que está sendo dito na música em inglês, mesmo lendo a letra junto, o que você pode fazer é baixar algum app que diminua a velocidade da música, ouvindo a música lentamente vai ficar mais claro a maneira como o cantor pronuncia as palavras. Tem o app "Music speed changer" que faz esse trabalho de mudar a velocidade da música.

Então vamos ouvir a primeira frase mais devagar para que você tente entender melhor.

 

[ASSISTA NO VÍDEO O EXEMPLO]

 

Em seguida você deve observar onde estão as sílabas tônicas das palavras e das frases.

Nas duas primeiras frases:

When the night has come, and the land is dark

Você vai observar que as sílabas tônicas das frases são: Ni (da palavra Night) Co (da palavra Come) Lan (da palavra Land) Dar (da palavra Dark)

Então se você cantar essas sílabas sem esse acento mais forte um pouco vai ficar meio estranha a sua frase.

Ficaria mais ou menos assim: when the night HAS come...

[ASSISTA NO VÍDEO O EXEMPLO]

Isso dá uma sonoridade estranha para a música e vai ficar parecendo que você errou a letra...

Uma terceira dica é, quando você canta em português você junta as palavras, por exemplo: “Assim que o dia amanhecer...”, nós não cantamos pausadamente, nós juntamos as palavras. Em inglês precisa ser do mesmo jeito. Na frase: “and the land is dark” nós não podemos falar AND THE LAND IS assim fica muito amarrado, você vai precisar cortar algumas letras assim como fazemos em português.

Bom acho que assim você já pode começar!!!

Se você gostou desse vídeo se inscreva no canal e deixe seu comentário.

 

Vídeo: