Hoje nós vamos falar sobre o que está acontecendo com as vozes dos cantores famosos.

Nesses últimos dias tive muitas notícias de cantores que estão com as vozes debilitadas ou que estão com problemas sérios vocais.

Isso sempre aconteceu e não é de hoje que vemos que grandes cantores que eram muito bons quando jovens, ou que nem ficaram velhos ainda perderam a voz.

A maioria deles, perde a voz por excesso de trabalho, e falta de técnica adequada para o estilo musical que está sendo cantado. Às vezes o cantor tem um acompanhamento vocal, mas aquele acompanhamento não está adequado ao que a carreira e o estilo musical daquele cantor pede.

Mas antes de falar mais sobre esse assunto, se você esta gostando desse vídeo clique e compartilha esse vídeo para que outras pessoas possam entender mais sobre esse problema.

Agora um dos principais pontos, o que mais pega os cantores, principalmente os mais antigos é a pressão, o volume, a cultura do vozeirão, que acha que é só fazendo força que vai ficar boa.

Quando um cantor afasta muito o microfone da boca, você pode observar que várias cantores fazem isso, ou ainda quando o cantor usa técnicas que precisam de muita projeção da voz, isso pode prejudicar muito a voz.

Link de como usar o microfone

Você pode achar que o que prejudica a voz são os agudos ou os drives e não percebe que o que realmente vai deixar a laringe mais enrijecida ou com dificuldade de alcançar as notas agudas é o volume, e lembrando que volume é diferente de projeção vocal.

Você pode ter uma voz, uma sonoridade firme, sem precisar gritar para isso.

A pressão de ar, que dá o volume, a cada vez que ela bate na laringe, é como uma pancada, então você quando está novo aguenta bem essas “pancadas” mas com o tempo isso terá um preço a se pagar, e entenda eu não estou falando de voz agressiva, estou falando de voz gritada mesmo.

Uma dica pra verificar como anda sua pressão é com o Audiovoicer, acho bacana falar porque é algo que tem me ajudado e ajudado muitos alunos, quando você coloca, num primeiro momento pode parecer muito estranho porque você passa a se escutar bem alto, mas isso vai fazer você aprender a controlar a sua voz. Então você coloca e experimenta controlar mais o volume da sua voz e de preferencia sem perder a firmeza da voz.

Eu tenho um canal no Telegram no qual dou dicas exclusivas toda semana, se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos entra lá.

 

https://t.me/pracantar

 

Assista ao vídeo abaixo: