Vou fazer uma coisa inédita nesse canal que é falar das minhas inspirações pessoais. Os cantores que eu gosto, que me inspiraram e que os que me inspiram até hoje.

Bom, eu sou do interior de Minas Gerais e por aqui a música sertaneja sempre foi mais forte então quando criança minha família gostava muito de música sertaneja, e também escutei muita música regional.

Então cantava quando criança, música de criança mesmo e cantava música regional, mpb regional.

Aí minha primeira grande influencia foi a maravilhosa Marisa Monte. Ela tem uma lista de virtudes como cantora, muito versátil, uma voz muito conectada, com um timbre lindo e eu meio que tentava imitá-la, a verdade é que eu queria ser ela rsrs. Ela tem o que muita gente chama de voz mista perfeita.

Seguindo nessa mesma linha a Sandy também foi uma grande referencia para mim, eu gostava muito e ela, como uma grande estudiosa que sabemos que é, foi de grande importância na minha voz como cantora, já que eu ouvia bastante quando era adolescente, e a tinha também um timbre encantador, além da afinação impecável.

Elis também entra nessa lista, inclusive até fiz um show de músicas da Elis Regina por volta de 2006, em que fizemos uma homenagem à essa cantora extraordinária, ela fazia coisas incríveis com a voz, tinha suavidade quando precisava, mas tinha também agressividade, usava drives inclusive, muito swing pra cantar sambas.

Dentre as cantoras brasileiras também não posso deixar de falar da Zizi Possi que comecei a ouvir, também por volta de 2006, mas que não conhecia tanto, mas que tem o máximo de controle da voz, técnica impecável.

Aí, claro, logo me interessei pelas cantoras americanas. Primeiro Whitney Houston, que juro, eu não tinha a menor ideia como ela era tão incrível, ainda mais quando eu pensava na extensão que era algo absurdo, tanto graves quanto agudos perfeitos, suavidade e agressividade na medida, e controle vocal perfeito.

Beyoncé também incrível, na mesma linha da Whitney, com uma extensão gigante e ainda dança... melismas perfeitos, além de toda produção e virtuosismo.

Alicia Keys também me influencia muito, adoro o timbre, a simplicidade complicada das cantoras americanas, que parece fácil o que elas fazem, mas é realmente diferenciado. A Alicia além de tudo é pianista, que é algo que me chama muito a atenção e gosto bastante da sonoridade, o timbre e o bom gosto ao usar os esquemas vocais.

Se for pensar, tem bem mais gente do que eu citei aqui. Muita gente que me inspira que é daqui de onde eu moro, meus professores, meus amigos e colegas de profissão. É claro que não vou conseguir falar de todo mundo, mas deixo aqui essas 6 mulheres incríveis que se você ainda não conhece bem o trabalho delas vale a pena dar uma ouvida.

 

Assista ao vídeo: