Te convido agora a fazer um som bem leve em todas as regiões, como se fosse um “falsete” (Crystal – fazer grave e agudo para mostrar que não é a região que faz esse som sair), vou chamar essa voz de “voz com ar”.
Experimente em casa, você vai sentir que você não tem que fazer força pra cantar assim. É interessante que você deixe vazar ar desse som, que você não faça nenhuma força, nenhuma tensão.
Veja nesse exemplo como há em alguns finais de frase, finalizações com essa “voz com ar”:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
No próximo exemplo observe a cantora usa a voz com ar em uma boa parte das frases:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
E agora se nós fecharmos um pouco mais esse som? Vamos fazer esse som um pouco mais firme e então vamos conseguir uma sonoridade mais limpa, sem tanto ar, mas ainda leve, a sensação é de pouca pressão. [ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
Vou chamar essa voz de “Voz leve”
Observe nos exemplos:
[ASSISTA O EXEMPLO 1 NO VÍDEO]
[ASSISTA O EXEMPLO 2 NO VÍDEO]
Você vai observar que esse jeito de cantar pode ser usado para vários estilos musicais, independente se a música é agitada ou lenta. Mas é característica em alguns estilos, como por exemplo, no gospel em algumas músicas, nas músicas lentas, românticas e na MPB principalmente.
O que eu quero te chamar a atenção é que essa sonoridade não precisa ser usada o tempo todo da música, você usa em uma parte que você acha que te agrada mais e depois você muda, ou muda em um final de frase.
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
Outro jeito de usar a sua voz é fechando um pouco mais a prega vocal e conseguindo assim uma voz com mais “tônus”, que é quando começa a ter uma sonoridade ainda mais firme, o pessoal costuma chamar de voz de peito ou quando sobe um pouco mais, de belting ou mix voice.
A sonoridade é essa:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
Gostaria que você experimentasse pra que você consiga entender o que eu estou falando. Eu não estou falando de força, nem de cantar alto. Estou falando apenas desse timbre um pouco mais firme.
Preste bastante atenção! Esse jeito de cantar não depende do volume!!!
Veja no exemplo da Beyoncé.
Observe que as vozes que vazam ar, são as vozes dos backings vocals e não da Beyoncé:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
Agora com Aline Barros:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
Observe também um exemplo de música sertaneja com o mesmo padrão vocal dos 2 exemplos anteriores:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
Quando você entende esse jeito de cantar, normalmente você ganha em “agressividade” ou “dramaticidade” nas interpretações, mas isso não significa que você vai colocar muita força para cantar, é só a intenção do som. Eu quero que você entenda que você chega nessa voz não com mais volume e sim com um pouco mais de firmeza vocal.
Para você entender melhor esse som eu gosto sempre de pensar na voz de fala.
Fale o texto da música que você quer cantar.
“...Como um farol que brilha a noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto...”
Agora fale um pouco mais agudo. Procurando achar a tonalidade da música. Lembre-se que não é força é jeito.
Não jogue a voz tão para frente, não deixe que ela pese na sua garganta, nem no seu pescoço.
Essa voz é a mais usada entre os cantores sertanejos, gospel, música internacional pop etc.
Lembrando que tudo parte de uma mistura de várias maneiras de se cantar.
Claro que cada estilo puxa mais pra um jeito, tem efeitos vocais que são mais característicos, mas o que enriquece muito a música e a interpretação é a maneira como se canta.
Por exemplo, essa música da Aline Barros, “Sonda-me Usa-me”, começa com a Voz Leve e em alguns momentos ela faz até a Voz com ar, como em um trecho que ela faz:
“Então,usa-me Senhor...”
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
E só depois ela entra com a voz com mais “Pegada” que dá toda a dramaticidade que ela precisa para demonstrar o que está sentindo como já mostrei no exemplo a seguir:
[ASSISTA O EXEMPLO NO VÍDEO]
[video_player type="youtube" style="7" dimensions="853x480" width="853" height="480" align="center" margin_top="0" margin_bottom="20" ipad_color="black"]aHR0cHM6Ly95b3V0dS5iZS95S29fal81dzd4Zw==[/video_player]
Assista a parte 01 - Estilos Musicais:
http://pracantar.com.br/estilos-musicais-01/
Uma resposta